top of page
HUMANICIDADE.png
tay.jpg

Cidadão Bilíngue, o programa social que envolve sustentabilidade, cidadania, educação e geração de empregos

Considerado pela Prefeitura de Itapecerica da Serra o melhor projeto social chamado pelos estudantes de “caixinha de sonhos”, o curso de inglês profissionalizante comemora sua 4° edição
Por: Thayna Carvalho

       O programa Cidadão Bilíngue, lançado em abril, é um projeto inovador da prefeitura de Itapecerica da Serra, em parceria com a escola de idiomas Twin Peaks e já capacitou 432 alunos de baixa renda desde sua esteia.

       Inicialmente, o projeto foi desenvolvido para ser em uma carreta baú, no entanto, no momento da instalação na praça da cidade, não coube. Então em um mês, o idealizador do programa, Fernando Pinto, conseguiu a aprovação da prefeitura para colocar um contêiner marítimo no lugar.

        Com uma estrutura moderna e sustentável, o local é revestido de aço, com teto verde que proporciona conforto térmico e um visual artístico, contando ainda com dois ares condicionados, som ambiente, piso vinílico, acesso para cadeirantes e iluminação em LED, que mantém um ambiente acolhedor e sofisticado.

tay 2.jpg

Foto: Prefeitura de Itapecerica da Serra

Interior da sala de aula, com um design moderno, lousa interativa; cada aluno possui seu próprio material didático e escolar

       No início do curso, os alunos são contemplados com um material didático, contendo dois livros da editora britânica Macmillan Education e um kit escolar 100% ecológico, com canetas feitas de garrafa pet, lápis de restos de jornal, caderno com capa de papelão reciclado e estojo feito de óleo polipropileno, entre outros itens.

tay 3.jpg

Foto: Prefeitura de Itapecerica da Serra

Material didático oferecido pela editora britânica Macmillan Education e kit escolar ecológico

      O programa é feito através de edições, cada uma com duração aproximada de 3 meses, carga horária de 100h e com aulas diárias (segunda a sexta) de 1h40 para sete turmas de aproximadamente 20 alunos. As aulas são administradas por um professor e duas assistentes, que auxiliam com as fichas de presença, entrega de lição de casa e possíveis dúvidas dos alunos.

      O conteúdo do projeto é voltado para o ensino do inglês profissionalizante, com foco na área de serviços, a qual o idioma é exigido para melhor interação com os estrangeiros. As aulas são dinâmicas graças a abordagem especial na comunicação, fazendo com que os alunos aprendam e pratiquem constantemente a língua em diversas situações, como hotéis, bares e restaurantes, aeroporto, eventos, área da saúde, entre outros.

    As aulas são 100% em inglês e os alunos têm à sua disposição uma lousa interativa de 90 polegadas e tablets, promovendo, assim, um contato dos alunos com a tecnologia e garantindo maior aprendizado.

      No final de cada edição, a prefeitura disponibiliza gratuitamente seu auditório, onde é realizada uma formatura para a entrega dos certificados de conclusão de todos os formandos. E não para por aí: os três alunos que mais se destacarem em cada turma recebem gratuitamente, da Twin Peaks, mais 10 semanas de aulas complementares aos sábados.

     Além de todos os benefícios citados acima, o programa Cidadão Bilíngue vai além: o melhor aluno de cada edição realizada será contemplado com um intercâmbio de até 30 dias para a Inglaterra ou Estados Unidos, com todas as despesas pagas.

       O projeto, desde o início, conta com a participação do chef de restaurante, empresário e jurado do “MasterChef Brasil”, Henrique Fogaça, que se tornou embaixador do programa. Outros artistas também apoiam oficialmente, como a jornalista e apresentadora Fernanda Gentil; o humorista, radialista e repórter Márvio Lúcio – mais conhecido como Carioca; o jornalista Mauro Naves e os atores André Bankoff, Sabrina Petraglia e Wagner Santisteban. Na área da hotelaria, o programa conta com o apoio oficial do L’Hotel PortoBay, hotel 5 estrelas localizado na região da Av. Paulista, em São Paulo.

    “Ter o domínio da Língua Inglesa não é mais um diferencial, e sim essencial para nos comunicarmos com nossos hóspedes estrangeiros. O programa Cidadão Bilíngue é uma iniciativa fantástica para que possamos melhorar a prestação de nossos serviços”, declara Luciana Marques, Governanta Executiva do hotel.

       Em 2020, o programa contará com mais parceiros da área hoteleira, aumentando assim as oportunidades para os alunos que desejam trabalhar nesse meio.

       Os estudantes contaram com a presença de Fogaça na primeira edição, Bankoff na segunda e Mauro Naves na terceira, na qual todos palestraram para os alunos sobre a importância do inglês nos dias de hoje e de que maneira o idioma foi fundamental em suas carreiras.

tay 4.jpg

Foto: Prefeitura de Itapecerica da Serra

O chef de restaurante, empresário e jurado do “MasterChef Brasil”, Henrique Fogaça, visitando os alunos na primeira edição e recebendo a placa de embaixador do programa

     Os profissionais envolvidos também têm o cuidado de assessorar todos os alunos na criação de currículos e na preparação para as entrevistas de trabalho. Os currículos dos alunos que mais se dedicaram e se comprometeram com o programa são enviados para todas as empresas parceiras (hotéis, restaurantes e empresas) para que possam ser chamados para uma entrevista de emprego e possível contratação direta, dependendo da qualificação para a vaga.

        Recentemente, foi inaugurado o Instituto Twin Peaks, sem fins lucrativos, com o objetivo de fazer a gestão do Cidadão Bilíngue existente e também de atrair empresas e investidores que desejam apoiar e investir em mais unidades. Com isso, o programa poderá se expandir para diversas regiões do Brasil, levando educação, oportunidade e esperanças àqueles que sonham com um futuro melhor.

       Para se inscrever no Cidadão Bilíngue de Itapecerica, os requisitos são: morar em Itapecerica da Serra, ter idade acima de 14 anos e preencher a ficha de inscrição no site da prefeitura. Hoje, a prefeitura conta com mais de 2.500 inscritos e devido à alta demanda, mais uma unidade do programa será implantada na cidade, na região de Jacira, no início de 2020.

       A 4° edição começou segunda (11 de novembro) e conta com 192 alunos. A “sala de aula contêiner” está localizada na Praça da Fonte, na Avenida XV de Novembro, centro.

Entre com o pé direito no mercado de trabalho

      O projeto Cidadão Bilíngue ajuda jovens e adultos a entrarem no mercado de trabalho com ajuda do inglês, ainda assim, muitos acabam ficando confusos na hora de escolher a área onde irão atuar ou a que realmente se identificam.

    Por isso, com a ajuda da gestora de carreiras do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo (FEBASP) e co-fundadora da consultoria de Psicologia e Coaching Salaa, Tais Amaral, o Jornal Humanicidade dá 5 dicas que vão ajudar você no desenvolvimento de sua carreira e a garantir uma vida profissional de sucesso.

NOVO.png

Jornal-laboratório do curso de Jornalismo do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo - Edição: Dezembro de 2019

bottom of page